Preenchendo a ficha técnica

Dentre as várias etapas que envolvem a confecção e comercialização de uma coleção de vestuário está a construção da ficha técnica de cada peça.

A ficha técnica é um documento onde consta todos os dados do produto que irá ser confeccionado. Além deste dados, a ficha técnica também conta com o desenho técnico da peça e as informações sobre o modo de produção e a matéria prima que será utilizada. Assim, este é um instrumento indispensável nas confecções, principalmente nas que produzem em maior escala, pois é na ficha técnica que aponta como a peça deve ser montada.

No processo de confecção de uma roupa a ficha técnica é feita após a aprovação da peça piloto, ou seja, somente quando todos os detalhes que envolvem a execução da peça forem acertados.

A ficha deve ser montada da seguinte forma:

Cabeçalho – nome da empresa, coleção, nome da peça, referência da peça, data e uma breve descrição de tudo o que é relacionado ao desenvolvimento da peça.

Desenho técnico do modelo – frente, costas e se necessário, lateral.

Dados dos materiais utilizados – os materiais podem ser divididos em principais e secundários, dentre eles estão os aviamentos e materiais de adorno. Eles devem ser descritos da seguinte forma: nome do material e/ou código de composição, especificação de tamanho, quantidade a ser utilizada, fabricante, fornecedor e preço unitário.

Etiquetas – devem trazer obrigatoriamente as seguintes informações:

Nome fantasia e marca registrada ou razão social da marca;

Tratamento e cuidados de conservação, por texto e símbolos;

Indicação do tamanho da peça, por número ou letra;

Dados de composição do tecido, com nome das fibras e o percentual de incidência, em ordem decrescente;

Cadastro de pessoa jurídica (CNPJ) da empresa e país de origem.

Beneficiamento – os processo de transformação que não façam parte da construção em si, como tingimento, estamparia, bordado ou lavagem.

Confira um modelo de ficha técnica preenchida:

Ficha Técnica

Para essa pesquisa utilizei o livro  Desenho técnico de roupa feminina, das professoras Adriana Sampaio Leite e Marta Delgado, publicado pela Editora Senac. Este livro me ajudou muito durante as aulas e cursos que fiz sobre desenho técnico e planejamento de coleção.

Ficha Técnica

É muito importante para um designer compreender esta etapa ao planejar uma coleção, pois são esses dados que garantem a reprodução exata das peças durante a confecção, é na ficha técnica que a produção poderá conferir tudo o que é relevante a criação do modelo.

*imagens: reprodução

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *