Por trás dos panos

Tá rolando no Sesc Bom Retiro uma exposição interessantíssima sobre panos! Isso mesmo, panos de vários lugares, várias origens, composições, cores, usados de várias formas por diversos povos.

Do Oriente a África, com um toque tupiniquim, os itens expostos mostram que o pano sempre esteve presente na humanidade, já recebeu todo tipo significado e tradição, resgatados pela curadoria de Sônia Kiss e Renato Imbrosi.

 Panos - Usos e Costumes

“Tecidos de diversos pesos e texturas tingidos em processo natural com pau-brasil revelam diferentes tonalidades estendidos em um grande varal. E para despertar os sentidos o Túnel de Sensações recebe o público com sons de panos: bater, rasgar, agitar ao vento.

A partir daí o pano é apresentado em amarrações e composições de diversas culturas, vestindo as pessoas da cabeça aos pés e muitos outros usos não diretamente vinculados ao corpo: velas de pequenos barcos, tendas, trouxas com pertences básicos – sejam de retirantes nordestinos, refugiados de guerra ou o delicado furoshiki japonês.

Quem quiser se sentir parte destas culturas poderá entrar no Cubo Mágico, que fará o observador se integrar a uma imagem de pessoas usando panos. E a interatividade continua na tenda que exibirá um filme sobre as formas de lidar com o pano no corpo, na dança e uso para sinalização.”

Vamos?

Panos – Usos e Costumes
Até 25/05, de terça a sexta das 9h30 às 20h30; sábados das 10h às 18h30; domingos e feriados das 10h às 17h30
Sesc Bom Retiro: al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, SP
(11) 3332-3600
Entrada gratuita

*imagem: reprodução

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *