Richard Avedon

Como vocês já sabem, tenho postado fotos vintage incríveis lá no Facebook, e tenho amado pesquisar artistas e modelos, eternizadas em fotografias cheias de vanguarda!

E é assim que percebo que há muito na história da moda que ainda não coloquei no nosso baú, e quero muito que vocês conheçam os grandes fotógrafos, pioneiros da fotografia de moda.

Já falei sobre George Hoyningen-Huene e as imagens apaixonantes que produziu, hoje vou falar de um nome de igual importância: Richard Avedon.

Richard Avedon

Uma breve biografia:

Richard Avedon nasceu em 15 de maio de 1923, aos 12 anos já tinha uma câmera fotográfica. Estudou filosofia na universidade Columbia nos final dos anos 1930, na sequencia foi aluno de fotografia de Alexey Brodovitch no Laboratório e Design da New School of Social Research (Não é incrível ter havido cursos de fotografia no início do século passado?).

Foi o fotógrafo das coleções desfiladas em Paris por quase 40 anos, e foi o fotógrafo da Vogue de 1966 até 1990.

Em 1992, aos 69 anos, se transformou no primeiro fotografo que o The New Yorker já teve.

Seu nome foi, desde o início de sua carreira, uma referência a fotografia de moda, assim como recebeu notório conhecimento pelos retratos que fez, estes incluem nomes como Charlie Chaplin e Marilyn Monroe. Lá na nossa página tem algumas fotos que ele fez da modelo Suzy Parker e de Sunny Harnett, rostos que Avedon levou ao sucesso. Esse também era um de seus talentos, encontrar glamour e beleza no desconhecido.

Richard Avedon casou-se duas vezes e teve um filho, morreu de hemorragia cerebral em 2004.

Procurei alguns títulos sobre Richard Avedon e encontrei maior variedade na Saraiva, vale dar uma olhada!

O site oficial do fotógrafo é clique obrigatório pois ajuda a compreender a obra de Avedon: www.richardavedon.com

*imagens: reprodução

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

One thought on “Richard Avedon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *