Maquiadoras Cabideiras

Eu tenho uma relação muito especial com a maquiagem, ela é importante para mim por motivos que vão além da beleza. Passei por um período muito difícil do qual ainda luto para me recuperar, é claro que tudo isso teve um impacto sobre a minha aparência. Durante essa fase, por causa de inúmeros motivos, engordei 30 kg, meu cabelo de comprimento médio, todo cacheado, caiu, e minha pele que era relativamente normal, se encheu de acne, cistos e manchas. Quando a poeira baixou e eu finalmente encarei o espelho, não reconheci quem eu era, quem reconheceria?

Maquiadoras Cabideiras

Fui infeliz com a minha aparência por quase um ano, até usar todas as coisas maravilhosas que tenho na minha penteadeira para fazer o que na época eu achava que seria me cobrir, mas bastaram algumas pinceladas para ver que a maquiagem não me cobria, ela me revelava, fazendo com que eu enxergasse de novo um pouquinho de quem eu era e estava esquecido em algum canto de mim. A maquiagem me libertou e fez com que eu passasse a me ver como sobrevivente. E continua me libertando a cada dia!

Maquiadoras Cabideiras

O resultado da busca pela hashtag #?StopTheBeautyMadness no Instagram, você também pode conferir os resultados da busca no Facebook

Sabe por que eu estou dizendo tudo isso? Porque está rolando na internet o desafio #?StopTheBeautyMadness, que pede para que você poste uma foto sua sem maquiagem e desafie 3 amigas para fazer o mesmo. Você sabe de verdade para que serve esse desafio?

Serve para questionar os padrões impossíveis de beleza aos quais as mulheres se sujeitam todos os dias, se tornando escravas de tendências, cores e contornos tão milagrosos, que passam a ser religiosamente ligadas a eles, sem lembrar quem realmente são.

Maquiadoras CabideirasÉ engraçado estar vivendo uma experiência de liberdade tão grande com a maquiagem enquanto todo mundo ao meu redor está trazendo à tona um debate que fala sobre a maquiagem fazerndo exatamente o efeito oposto. Mas é assim mesmo que as coisas funcionam quando se trata de beleza, cada um tem a sua história e todo mundo pode contribuir para que o mundo para nós, mulheres, fique um pouco melhor.

Eu estava comentando uma postagem da Carol (que vocês já conhecem) sobre o assunto, quando decidi trazer o debate para cá.

Uma das coisas mais tristes de vivermos sobre padrões tão rígidos de beleza são as cobranças que fazemos para nós mesmas, mas é ainda pior quando as fazemos para as outras. Eu participo de muitos grupos no Facebook, alguns são grupos de blogueiras, outros são grupos voltados para beleza. Eu frequento esses espaços para conhecer coisas novas, compartilhar novidades e aprender o que eu puder com quem estiver lá para ensinar.  Infelizmente não é bem assim que as coisas funcionam nesses grupos, todo santo dia vejo garotas aterrorizadas por criticas nada construtivas feitas em seus posts sobre maquiagem. É sempre assim, alguém que acabou de começar a se maquiar, com intuito profissional ou não, posta uma foto e chovem comentários maldosos.

Maquiadoras Cabideiras

Tem mesmo? Cê jura? E DAÍ!?

Quem ganha com isso?

Não seria bacana se usássemos a oportunidade que o #?StopTheBeautyMadness trouxe para refletir sobre como nos comportamos umas em relação às outras e, parássemos de nos agredir tanto (nesses grupos e na vida)?

Eu não vou postar uma foto minha sem maquiagem, não faria sentido, certo? Mas eu tive uma ideia que talvez vocês gostem mais.

Decidi abrir um espaço aqui no O Cabide para vocês postarem a foto da maquiagem de vocês, não precisa ser profissional ou obedecer nenhum tipo de regra para ver um look seu aqui. Sabe quando você acabou de fazer uma make bacana, e está a fim de compartilhar, mas tá morrendo de medo das críticas?

Manda a foto da sua make pra gente! Uma vez por semana faremos um post com fotos das maquiagens de vocês.

O objetivo? Libertar a beleza de vocês! Colocar a imagem de vocês em um ambiente positivo para que se sintam mais livres para usar a maquiagem como forma de expressão, e não como uma prisão cheia de julgamentos e opressão. E se sintam mais livres também para compartilhar a beleza de vocês como ela realmente deve ser, do seu jeito.

Maquiadoras Cabideiras

Seu rosto, suas regras! (Se você ainda não conhecia, isso é um face chart, muito usado por profissionais para criar maquiagens para editoriais e desfiles, CLIQUE AQUI PARA VERSÃO EM TAMANHO MAIOR)

Vocês podem enviar suas fotos para nosso e-mail (ocabide@ocabide.com) ou para o inbox da nossa página no Facebook. Junto com as fotos enviem o nome e idade de vocês, seria bacana se também mandassem um comentário sobre a foto, mas não é obrigatório.

Eu não vou compartilhar as fotos enviadas em nenhuma de nossas redes sociais, somente o link para o post, ok?

Se ao longo do caminho, assim como aconteceu com os croquis que recebemos (dá uma olhada na nossa página e nosso Instagram, tá cheio de coisa linda!), vocês decidirem que eu devo publicar as fotos nas redes sociais, daí combinaremos como isso será feito.

Estou ansiosa para conhecer vocês! <3

*imagens reprodução

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *