BEDA #12 – Fatos curiosos sobre a história da moda

Calça Genes

Foto: Levi’s

A palavra “jeans” surgiu a partir da palavra “Genes”, que era usada para descrever os marinheiros de Genia, na Itália, calças de brim azul. Mas a verdade é também não era esse o nome que Levi Strauss tinha em mente para suas calças. A ideia era chamá-las de “waist-high overalls”, que para nós pode ser traduzido como macacão de cintura alta (🤔).

A primeira

The history of the Magazine - Tumblr
Gynaeceum, sive Theatrum Mulierum, impressa em Frankfurt, na Alemanha.

Existem milhares de publicações sobre moda, porém a primeira versão do que entendemos como revista de moda surgiu na Alemanha em 1586.

De Lacoste pela quebrada

Peter Saville

A Lacoste ganhou o símbolo do crocodilo em 1933 e ele viria a ficar conhecido como o logotipo criado por designers na história.

Wintour is coming

Novembro/1988 Foto: Peter Lindbergh

A primeira capa da Anna Wintour para a Vogue era tão diferente das edições anteriores que editores achavam que tinha rolado confusão ou erro por parte de Wintour.

Quero te ver de branco, quero te ver no altar

Rainha Vitória e Príncipe Albert – Fevereiro/1840

A Rainha Victoria foi a primeira pessoa a usar um vestido de noiva branco. Antes disso a cor era associada ao luto.

Meu pé esquerdo

A civilização romana é responsável por muitas das invenções relacionadas à invenção dos calçados. Inclusive foram os primeiros s criar sapatos distintos para cada pé. Antes disso os sapatos eram iguais, não havia direito e esquerdo.

Ao infinito e além!

Neil Armstrong refletido no capacete de Buzz Aldrin – 20/07/1969

A empresa responsável pela confecção da roupa usada por Neil Armstrong e Buzz Aldrin quando eles foram à lua na verdade era uma empresa que confeccionava sutiãs.

This boots are made for walking

grailed.com
A colaboração entre Griggs e Maerten resultou na criação do modelo Dr. Martens 1460.

O primeiro par de Doc Martens foi criado a partir de pneus velhos.

Mini fashionista

Foto: isiswardrobe.com
Pandora/1600

Usar modelos para mostrar criações de moda é algo que surgiu a partir de 1853, antes disso os estlistas criavam miniaturas e mostravam suas peças em bonecas.

Eu vou pro baile de sainha!

A primeira minissaia foi criada na década de 1960 pelo estilista André Courrèges. Seu polêmico comprimento chegava até o meio da coxa, quatro dedos acima do joelho.

Meu nome é Kátia

Ralph Lauren

O nome verdadeiro do estilista, galã e patrão da Rachel Green, é Ralph Lifshitz. Ralph Lauren hoje é um ícone da moda e começou sua carreira com designer de gravatas.

Meninx

O conceito de que rosa é para meninas e azul para meninos é relativamente recente. Em 1918 o Ladie’s Home Journal apresentava a ideia como regra, mas na verdade o catálogo dizia que azul era ideal para meninas por ser uma cor delicada e discreta e rosa para meninos porque era uma cor mais forte, derivada do vermelho e que representava paixão e força.

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *