BEDA #4 – Maquiagem e arte: youtubers de beleza que fogem do lugar comum

Depois de tamtos anos sendo objeto de opressão, é uma delícia ver que maquiagem está ganhando outros contextos. Eu aplaudo mulheres que se desfazem das amarras criadas por padrões que nos fazem acreditar que a beleza só existe onde não há “imperfeições”, e que tudo o que nossos rostos expressam naturalmente (acne, manchas, sardas e rugas, por exemplo), deve ser coberto.

Mesmo assim, dizer que a maquiagem é usada apenas para atender padrões é um erro que ignora sua origem e todo seu potencial criativo.

Existem vários profissionais da beleza subvertendo essa ideia não só em looks conceituais para as passarelas da moda, mas também no dia a dia.

No post de hoje mostro algumas das YouTubers de beleza que estão quebrando todas as regras da maquiagem, criando uma identidade única e desdobrando técnicas para fazer com que a maquiagem seja vista como arte.

Jordi

Não existe uma outra para descrever Jordi que não seja dizer que ela é muito fofa. Mãe de dois filhos, a maquiadora tem uma estética alternativa, mas delicada e não tem medo de explorar temas e cores. E mesmo nos seus tutoriais “mais básicos” sempre fica claro que a maquiagem é uma grande parte de como ela cria sua identidade visual.

🎦 IT´S LIKELY MAKEUP

Bianca

Gótica e nada suave, Drac costuma trazer, muitas vezes de forma literal, suas referências culturais para a maquiagem. Música, cinema e arte são a base para um processo criativo que não se limita. Entre designs delicados e imagens com bastante gore, mesmo que esse trabalho não seja o seu estilo, você vai se pegar querendo saber mais sobre as técnicas que ela usa.

🎦 DRAC MAKENS

Heather Moorhouse

A artista que inspirou esse post! Venho seguindo seu trabalho há anos, votei nela em todas as etapas do NYX Face Awards e até hoje, por mais que eu já conheça vários outros artistas com o potencial dela, Heather continua sendo minha preferida. Seu trabalho é ÚNICO e transcende os limites da beleza.

🎦 Makeup Mouse

Sam Chapman

Quem segue O Cabide nas redes sociais (principalmente no Twitter) sabe que eu sou muito fã da Sam. Ela é a responsável pela criação do canal Pixiwoo, que toca ao lado de sua irmã desde 2007. Ambas são maquiadoras profissionais que trabalharam para a MAC em várias semanas de moda no mundo todo. Também são responsáveis pela criação dos pincéis da Real Techniques, recém chegados ao Brasil.

No geral, ambas criam tutoriais de maquiagens para o dia dia, usando as mesmas técnicas que usavam nos desfiles para criar uma pele natural e olhos com formas mais orgânicas e sem marcação.

Mas de vez em quando Sam se solta e cria tutoriais super criativos, além de usar seus ídolos como inspiração, como é o caso do tutorial com a maquiagem inspirada em Sioxie Sioux ou nos membros da banda Sigue Sigue Sputnik.

🎦 PIXIWOO

Jkissa

Os looks da Jkissa na verdade são criados com técnicas bem comuns, a diferença está no quanto ela é impetuosa com as cores. Ela foge de combinações simples e não é raro que ela use mais de quatro cores completamente diferentes nas pálpebras, além da transição e do iluminador no canto interno.

Outro motivo bacana para acompanhar seu trabalho é o fato de que ela faz maquiagens completas mas não usa base. Além disso ela só trabalha com produtos cruelty free.

🎦 Jkissa Makeup

Lucy Garland

A primeira vista Lucy não parece ser o tipo de jovem que usa maquiagem pesada e exagerada, mas a verdade é que ela é uma especialista em maquiagem para drag queens.

Além de ser embaixadora da Marc Jacobs Beauty, ela cria tutoriais elaborados em seu canal no YouTube, que sempre são completos com peruca e figurino, para uma transformação completa.

🎦 Lucy Garland

Jazmina Daniel

Lip art atualmente é algo muito comum na internet, já vimos galáxias, degradês, pedraria, paetês e uma infinidade de outras propostas cheias de criatividade.

Daí veio a Jazmina e virou o jogo, recriando fotografias, cenas de filmes e até uma obra do Van Gogh!

🎦 Miss Jazmina

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *