Como cuidar dos seus pincéis

Sempre que vejo posts ou vídeos de maquiagens (ou seja, diariamente! rs), percebo uma variedade de comentários sobre a manutenção dos pincéis. São dúvidas de todos os tipos: como lavar, como secar, onde guardar,  que marca comprar e quais comprar, então resolvi fazer um post para abordar todas essas questões e esclarecer algumas dessas dúvidas.

Como cuidar dos seus pincéis?

Quais pincéis eu devo ter?

Se você não é profissional compre pincéis avulsos para montar um kit enxuto que você possa usar no seu dia-a-dia, eles também servirão para os seus  looks mais caprichados. Se você não tem muita experiência com maquiagem, comprar um kit completo  cheio de pincéis que você não sabe para que serve é desperdício de um dinheiro que você poderia estar usando para comprar um Ruby Woo! 😉

Um kit básico para o dia-a-dia deve ter:

Um pincel para base;

Um pincel para pó (se você usar a esponja que geralmente vem com os pós compactos você pode acabar aplicando produto demais e a maquiagem vai ficar com um aspecto pesado);

Um pincel para blush;

Um pincel para aplicar sombra;

Um pincel para esfumar sombra;

Um pincel chanfrado (que você pode usar para definir a sobrancelha ou para aplicar delineador em gel);

Um pincel para lábios (aplicar direto da bala é mais fácil, mas você só consegue aplicar perfeitamente, independente do tipo de lábio que tiver, com um pincel).

Como cuidar dos seus pincéis?
Se você está mais habituada (o) com maquiagem e quer investir um pouco mais em pincéis, vale a pena incrementar o seu kit com pincéis de pele diferentes, como os da linha Pele de Seda da Maria Margarida, que trará ótimos resultados com todos os produtos líquidos e cremosos, bases e contornos. Também vale experimentar os pincéis da linha Masterclass da MAC, que estão revolucionando a aplicação da maquiagem. Sim, eles são caros, mas são sensacionais. Eu comprei o Oval 3 e achei-o simplesmente brilhante para aplicar corretivo, sombra e o contorno do nariz, o acabamento fica fora de série, quero os outros dois o quanto antes!

Como cuidar dos seus pincéis?

Como cuidar dos seus pincéis?A ideia é que, se você já tem o seu kit para o dia-a-dia (ou até mesmo o seu kit completo), e sente que está na hora de fazer aquisições para que esse kit evolua, invista em pinceis diferentes, que possibilitem resultados bacanas, com mais precisão, rapidez e criatividade.

Onde comprar?

Eu gosto muito dos pincéis da marca Maria Margarida, eles são de boa qualidade e tem um preço bacana. Você pode encontra-los na loja Taurik, que é a loja que a própria marca indica para a compra de seus produtos.

Recentemente eu comprei dois kits (diferentes) de pincéis no Ebay que são super parecidos com os da Maria Margarida, inclusive em qualidade, mas são mais baratos. Estou completamente apaixonada pelos meus! O nome da marca é Jessup, o vendedor é esse AQUI.

Pincéis da MAC sempre são bem vindos, em qualquer kit, e na loja online da marca você pode comprar qualquer um deles (todos os da linha Masterclass também já estão disponíveis por lá) e parcelar em 10 vezes. Um perigo para as descontroladas como eu! =P

Como cuidar dos seus pincéis?

Se você acha os pincéis da MAC muito caros (e eles são mesmo), você pode investir nos pincéis da Sigma, que inclusive cria modelos similares com preços mais acessíveis. Seu plano de afiliados fez com que ele se tornasse o queridinho das blogueiras de beleza, mas eles são tão bons que acabaram se tornando um hit na em toda a internet. Você pode comprar os pincéis no próprio site da marca, eles entregam no Brasil

Como lavar?

Quando você compra um pincel você deve limpar as cerdas antes de usar. Algo bem simples como passar o pincel em um pano umedecido com água já resolve.

No dia-a-dia você não precisa lavar completamente seus pincéis, limpe-os usando um pano ou toalha de papel umedecidos com uma mistura de água e shampoo neutro. Tome cuidado para não forçar muito as fibras, limpe as cerdas sobre o pano até que toda a maquiagem seja removida e deixe-o secar. Você também pode usar um produto específico para isso, você pode encontrar na Quem disse, Berenice? e na Contem 1g. Eu não gosto de nenhum particularmente, na verdade sempre esqueço que tenho um aqui e raramente o uso.

Semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente (dependendo da intensidade de uso), lave seus pincéis com shampoo neutro e água morna. Vire as cerdas para baixo para evitar que água escorra pelo cabo (o que pode danificá-lo), massageie as fibras com os dedos, em seguida enxágue bem. Cuidadosamente tire o excesso de água das cerdas, se precisar use uma toalha macia limpa, depois ajuste as fibras de volta à forma original. Coloque o pincel para secar deitado e deixe as cerdas secar naturalmente, só o levante quando as cerdas estiverem completamente secas.

*Essas dicas são do guia de cuidados com pincel da MAC

Onde Guardar?

Se você pretende deixar seus pincéis dentro de gavetas, kits ou nécessaires prepare-se para lavá-los SEMPRE, e mesmo assim isso pode ser um problema. Não se esqueça de que usamos eles em nosso rosto e que eles podem levar e trazer bactérias consigo. E justamente pelo fato de usarmos nossos pincéis em nossos rostos que devemos mantê-los longe de bactérias, principalmente para quem tem acne. Mantenha seus pincéis em um recipiente em que eles possam ficar na vertical, com os cabos virados para baixo e as cerdas para cima. O lugar também deve ser arejado e não deve ter luz direta do sol, pois isso pode estragar as cerdas.

Como cuidar dos seus pincéis?

Se você gosta de levar algum pincel na bolsa, procure ter mais do que um desse modelo, para poder fazer um rodízio e manter os que estão em uso sempre limpos.

*imagens: reprodução

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

One thought on “Como cuidar dos seus pincéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *