Oi, de onde é sua roupa?

Às vezes (mentira, é sempre) eu vejo alguém usando alguma peça muito legal, roupa, sapato ou acessório, e fico morrendo de vontade de perguntar de onde é, mas é claro que não pergunto, afinal eu vejo coisas incríveis em pessoas incríveis no metrô, no trem, no trânsito, no shopping, em restaurantes, ou seja, em todo canto! Ia acabar parecendo uma louca se saísse perguntando pra todo mundo: Oi, de onde é seu look?

Devia existir um app que detectasse de onde é a roupa dos outros né? Pois é, já existe!

ASAP54

Se chama ASAP54 e ele encontra lojas virtuais que vendem uma peça fotografada por você em qualquer canto do mundo, se não achar a peça exata ele te mostra opções similares.

Eu já tinha lido sobre esse app no Mashable, mas aí o Catraca Livre fez um post também e eu decidi testar. Como tô enfiada no meu home office o dia todo e não saí na rua, testei com umas peças minhas mesmo!

Funciona assim, você tira a foto do look que você curtiu (discretamente, para evitar saias justas!!! Hahaha), daí ele pede para você você cropar, ou seja, selecionar bem qual parte do look você quer que o app busque. No próximo passo ele pede para você selecionar que tipo de item é, e se é feminino ou masculino, daí ele começa a busca.

A primeira busca que fiz foi de um sapato, uma sandália na verdade, a foto que enviei foi essa:

ASAP54

Os primeiros resultados da busca foram esses:

ASAP54

Eu não nada achei nada nem ligeiramente similar com o item da foto, que é uma sandália da Forever 21, em todo o resultado da busca, e confesso que a partir daí já comecei a desanimar.

Postei uns cardigans com estampa tribal no nosso Pinterest e fiquei louca por um, então enviei a foto de um deles também:

ASAP54

Olha só quais foram os resultados da busca:

ASAP54

🙁

Mas não desisti, resolvi refazer outra busca, com mais um dos meus itens pessoais, dessa vez um vestido. A foto que enviei foi essa:

ASAP54

Os primeiros resultados da busca foram esses:

ASAP54

Dessa vez os resultados até lembram o meu vestido com estampa de gatinho da Emme, que obviamente não estaria na lista já que a busca só abrange lojas internacionais, mas foi aí que uma outra coisa mais decepcionante ainda me chamou a atenção: os resultados são todos de marcas caras e nada acessíveis, dei uma olhada nas buscas de outras pessoas e os resultados são todos similares quando se trata de preços.

Para o caso de você não encontrar a peça que deseja o aplicativo disponibiliza um serviço de consultoria com personal stylists que podem te ajudar a compor o look de outra forma, e isso eu devo admitir que é bem bacana, mas a busca falha tanto em nos mostrar resultados satisfatórios que esse prêmio de consolação não é o suficiente para que eu queira continuar usando o aplicativo.

Ou seja, além de ser um app que precisa se desenvolver melhor, ele até tem uma boa estrutura mas não faz o que se propõe a fazer já que a busca não é eficiente, é uma aplicação extremamente elitizada. Eu até vi algo da Topshop por lá, mas é tão raro aparecer que fica claro que esse não é o foco do aplicativo, ele claramente não foi feito para ser usado por qualquer pessoa.

Não foi dessa vez, gente!

Queremos uma versão nacional com uma busca bem babado, cadê os desenvolvedores se voluntariando? ?

*imagens: reprodução

Fundadora e editora do O Cabide, formada em moda, fotógrafa iniciante, apaixonada por figurinos e história da moda. Futura jetsetter, feminista, gayzista, abortista, gorda, patrona do amor próprio e entusiasta da maquiagem para beleza e para a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *